HOME FEEDBACK

Haddad: resposta à crise do multilateralismo é ousar ainda mais no multilateralismo

Haddad destaca iniciativas do Ministério da Fazenda para promover o multilateralismo climático e reforçar a liderança do Brasil. Ele enfatiza a importância de um financiamento robusto e ações audaciosas em resposta à crise global do multilateralismo.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou, nesta segunda-feira, 31, a importância de ousar no multilateralismo para enfrentar a crise atual em conferência em Paris.

Ele mencionou duas iniciativas do Ministério para a agenda internacional do clima: o Tropical Forest Forever Facility (TFFF) e um marco regulatório robusto para o financiamento sustentável.

Segundo Haddad, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministério visa garantir uma COP30 bem-sucedida, ressaltar a centralidade do multilateralismo e posicionar o Brasil como líder nesse contexto. Ele citou a meta de canalizar pelo menos US$ 1,3 trilhão para o financiamento climático dos países em desenvolvimento até 2035.

O ministro ainda ressaltou que a agenda do clima deve ser enraizada na administração do Estado, e que, desde o início do governo, o Plano de Transformação Ecológica (PTE) foi lançado para fortalecer as credenciais do Brasil nos debates globais.

Haddad também mencionou a implementação de políticas como a lei do Mercado de Carbono e da Taxonomia Sustentável, além de novos mecanismos financeiros e uma plataforma de investimentos para mobilizar recursos estrangeiros, apesar dos desafios no Congresso.

Leia mais em infomoney