Haddad reúne-se com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas
Ministro da Fazenda busca estreitar relações econômicas com os EUA em meio a tensões comerciais. Haddad apresenta planos de investimento em tecnologia e energias renováveis e se reúne com líderes de grandes empresas.
Encontro entre Fernando Haddad e Scott Bessent
No dia 4 de março, o ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, se reuniu em Los Angeles com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Este foi o primeiro encontro presencial desde a posse de Donald Trump.
A reunião não estava inicialmente na agenda de Haddad, que viajou à Califórnia para buscar investimentos em data centers no Brasil. A possibilidade do encontro foi anunciada na quarta-feira anterior, e Haddad mencionou o interesse de Bessent em dialogar com o Brasil.
Haddad deve tratar a sobretaxa de 10% sobre produtos brasileiros e as tarifas de 25% sobre alumínio e aço, mas ressaltou que as negociações comerciais são conduzidas pelo ministro Geraldo Alckmin.
Em sua visita, Haddad apresentará um novo plano para investimentos em centros de dados e inteligência artificial, destacando a liderança do Brasil em energias renováveis e um projeto de desoneração de investimentos em tecnologia.
Após o encontro, Haddad participará de um jantar com investidores e de dois painéis na conferência do Instituto Milken, além de reuniões com executivos do Google e Nvidia.
Na terça-feira, 6 de março, Haddad terá um café da manhã com investidores e uma reunião com executivos da Amazon, antes de partir para o México. A viagem ao México visa aprofundar as relações bilaterais.