HOME FEEDBACK

Haddad se reúne com secretário do Tesouro de Trump em meio a tarifas

Haddad discute tarifas comerciais e investimentos em tecnologia em reuniões com autoridades dos EUA. Encontro ocorre em meio a negociações sobre a tarifa de aço e planos de investimento do Brasil.

Ministro da Fazenda Fernando Haddad se reúne neste domingo (4) com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na Califórnia. É o primeiro encontro presencial entre autoridades do alto escalão dos dois países desde a posse de Donald Trump.

Haddad já havia mencionado a possibilidade da reunião e destacou que as tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil devem ser discutidas. Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, é quem conduz as negociações sobre tarifas.

O governo brasileiro está preocupado com a tarifa de 25% aplicada pelos EUA à importação de aço e busca negociar cotas de exportação desse produto.

Haddad chegou à Califórnia no sábado (3) e apresentará o novo plano de investimento do governo em datas centers. Ele tem reuniões agendadas com executivos do Google, Amazon e Nvidia.

Na noite deste domingo, Haddad participará de um jantar com investidores internacionais, promovido pelo Milken Institute, com a presença de Bessent, Jill Biden e Kristalina Georgieva.

Na segunda-feira (5), o ministro participará de dois painéis na conferência anual do instituto. Na terça-feira (6), Haddad viajará ao México para uma reunião bilateral com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano.

Leia mais em folha