HOME FEEDBACK

Hamas concorda com nova proposta de cessar-fogo em Gaza, diz fonte do grupo à BBC

O Hamas aceita proposta de mediadores para cessar-fogo e liberação de reféns israelenses, mas resposta de Israel permanece incerta. A situação se complica com planos israelenses de intensificar a ofensiva em Gaza, enquanto manifestantes pedem a rápida negociação para o retorno dos reféns.

Hamas concorda com proposta de cessar-fogo mediada pelo Egito e Catar, informaram fontes à BBC.

A proposta se baseia em um plano de duas etapas do enviado dos EUA, Steve Witkoff, apresentado em junho.

O acordo prevê:

  • Liberação de 20 reféns israelenses em duas etapas, durante uma trégua de 60 dias.
  • Negociações para cessar-fogo permanente.

Israel ainda não se manifestou oficialmente. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu exige que todos os reféns sejam libertados de uma só vez.

Após a reportagem, Netanyahu afirmou que o Hamas está "sob imensa pressão". Sua administração planeja expandir a ofensiva em Gaza, especialmente com a proposta de conquistar toda a Faixa de Gaza.

Uma manifestação em Tel Aviv exigiu que o governo negociasse a liberação dos reféns imediatamente, o que Netanyahu criticou como uma forma de fortalecer o Hamas.

Netanyahu defende que a guerra só terminará com a liberação dos reféns e o desarmamento do Hamas. Ele exige também que Gaza seja administrada por uma entidade não relacionada ao Hamas ou à Autoridade Palestina.

O Hamas, por sua vez, busca um acordo que inclua a troca de reféns por prisioneiros palestinos e a retirada das forças israelenses de Gaza.

Desde o início da campanha militar israelense em resposta a ataques do Hamas em 7 de outubro, cerca de 62.004 pessoas foram mortas em Gaza, segundo o Ministério da Saúde local.

Leia mais em bbc