HOME FEEDBACK

Hamas denuncia que não há 'negociações reais' para cessar-fogo em Gaza

Hamas critica falta de progresso nas negociações de cessar-fogo enquanto Israel intensifica bombardeios em Gaza. A tensão aumenta com a acusação de que as promessas de ajuda humanitária estão sendo utilizadas para enganar a opinião pública internacional.

Hamas denuncia falta de negociações para cessar-fogo

O grupo islamita Hamas afirmou, em comunicado, que, desde sábado, não existem "negociações reais" para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns na Faixa de Gaza.

Segundo o Hamas, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mantém uma delegação no Catar apenas para "enganar a opinião pública internacional".

O grupo também acusou Israel de desinformar, ao anunciar que permitiria a entrada de ajuda em Gaza. Até o momento, nenhum dos cinco caminhões que chegaram à fronteira foi recolhido por organizações internacionais, conforme o Hamas.

Nesta terça-feira, Jens Laerke, porta-voz da ONU, informou que nove caminhões de ajuda foram aprovados, mas apenas cinco entraram na Faixa e sua carga não pôde ser distribuída.

Israel intensificou os bombardeios na Faixa de Gaza desde sábado e pediu a evacuação de Khan Younis, uma das cidades mais populosas do território.

Netanyahu admitiu que Israel permitiria um influxo "mínimo" de ajuda para evitar que as imagens de fome impactem o apoio militar e diplomático de seus aliados.

Leia mais em exame