HOME FEEDBACK

Hamas diz aceitar proposta de trégua; Israel faz nova proposta

Proposta de cessar-fogo inclui troca de reféns e entrada de ajuda humanitária, mas Israel apresenta contraproposta. A guerra, que começou em 7 de outubro, já resultou em dezenas de milhares de mortes em Gaza.

Hamas aceita proposta de cessar-fogo em Gaza, segundo líder Khalil Haya. A proposta foi enviada por mediadores do Egito e do Qatar e inclui a libertação de cinco reféns do Hamas em troca de centenas de prisioneiros palestinos em Israel.

O Hamas também espera que a ocupação israelense não interrompa a negociação e a entrega de ajuda humanitária a Gaza. Contudo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apresentou uma contraproposta, em coordenação com os Estados Unidos, mas sem fornecer detalhes.

Israel prometeu intensificar suas operações até que 59 reféns sejam devolvidos, com 24 deles acreditados como vivos. Além disso, o governo israelense deseja que o Hamas renuncie ao poder e se desarme.

A guerra, que teve início em 7 de outubro de 2023, resultou em cerca de 1.200 mortes de israelenses, a maioria civis, e o sequestro de 251 pessoas. Em resposta, a ofensiva de Israel causou mais de 50 mil mortes em Gaza, conforme o Ministério da Saúde local.

Leia mais em valoreconomico