Hamas diz que ‘perdeu contato’ com grupo que mantém israelense-americano refém
Hamas informa que perdeu contato com grupo que mantém Edan Alexander refém após bombardeio em Gaza. O porta-voz do movimento destaca a preocupação com a pressão do Exército israelense sobre a situação dos prisioneiros.
Brigadas Ezzedine al Qassam, braço armado do Hamas, informou nesta terça-feira (15) que “perdeu contato” com o grupo que mantém o israelense-americano Edan Alexander refém, após um bombardeio em Gaza.
O porta-voz Abu Obeida declarou no Telegram que o grupo está tentando restabelecer comunicação. Alexander é o único refém de nacionalidade americana sob custódia do Hamas.
A mensagem afirma que o “Exército de ocupação tenta se livrar da pressão sobre os prisioneiros de dupla nacionalidade” durante a guerra.
As Brigadas publicaram um vídeo com combatentes carregando caixões, com legendas que indicam “Em breve seus filhos retornarão em caixões pretos”, e mencionam a execução dos prisioneiros em Gaza.
No sábado (12), um vídeo mostrou Alexander vivo, criticando o governo israelense por não assegurar sua libertação. Ele foi sequestrado em 7 de outubro de 2023 durante um ataque do Hamas.
O vídeo tem mais de três minutos e o refém pede para voltar para casa. Das 251 pessoas sequestradas, 58 ainda estão detidas, com 34 possivelmente mortas, de acordo com o Exército israelense.
Uma trégua mediada pelo Estados Unidos, Egito e Catar permitiu o retorno de 33 reféns entre janeiro e março, sendo 8 deles mortos em troca de 1.800 prisioneiros palestinos.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório