HOME FEEDBACK

Hamas libertará refém americano em Gaza e 2ª fase do cessar-fogo fica mais próxima

Hamas concorda em libertar refém americano-israelense para reiniciar negociações sobre cessar-fogo. A proposta inclui também a entrega de corpos de outros reféns e condições para a abertura das passagens em Gaza.

Hamas acorda libertar refém americano-israelense

O Hamas anunciou nesta sexta-feira (14) que concordou em libertar um refém americano-israelense, considerado o último norte-americano vivo em Gaza. Essa decisão ocorreu após propostas de mediadores para retomar as negociações sobre o cessar-fogo.

Em um comunicado, o Hamas afirmou que respondeu “positivamente” a uma proposta apresentada na quinta-feira (13) para reiniciar as conversações. Além disso, o grupo também se comprometeu a entregar os corpos de quatro outros reféns de dupla nacionalidade.

O acordo está condicionado ao início das conversações sobre a segunda fase do cessar-fogo, à abertura de passagens e à suspensão do bloqueio total imposto por Israel. O porta-voz do Hamas, Abdel-Latif Al-Qanoua, enfatizou o trabalho com mediadores para garantir a conclusão das várias fases do acordo.

As reuniões entre líderes do Hamas e o negociador de reféns dos EUA, Adam Boehler, focaram na libertação de Edan Alexander, um jovem soldado israelense de 21 anos. A libertação de Alexander é considerada uma "prioridade máxima" pelo enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff.

Desde 19 de janeiro, os combates em Gaza estão suspensos sob a primeira fase do cessar-fogo, que resultou na troca de 33 reféns israelenses e cinco tailandeses por aproximadamente 2.000 prisioneiros palestinos. No entanto, após o término da primeira fase em 2 de março, as partes ainda não conseguiram acordar sobre a segunda fase, com o Hamas insistindo na retirada das tropas israelenses como condição. Israel intensificou o bloqueio de suprimentos em Gaza, levando o Hamas a solicitar a intervenção de mediadores do Egito e Catar.

Leia mais em infomoney