Hamas recebe nova proposta de cessar-fogo de 60 dias para Gaza
Proposta de cessar-fogo de 60 dias é discutida no Cairo, visando a liberação de reféns e a entrada de ajuda humanitária. Negociações tripartites buscam romper a inatividade nas conversas entre Hamas e Israel após meses de conflito.
Negociações em Cairo: O Hamas recebeu uma nova proposta de cessar-fogo em Gaza, com uma trégua inicial de 60 dias e liberação de reféns em fases. A informação é de um dirigente palestino, conforme reportado pela AFP.
A proposta, mediada pelo Egito e Catar, fundamenta-se em um plano do enviado especial dos EUA, Steve Witkoff. O objetivo é solucionar o impasse nas negociações entre o Hamas e Israel, em conflito por mais de 22 meses.
A delegação do Hamas, liderada por Khalil al Haya, está em reuniões no Egito para discutir a proposta. O grupo ainda não deu resposta oficial, mas planeja consultas internacionais antes de se manifestar.
Esforço triplo: O chanceler egípcio, Badr Abdelatty, informou que as negociações envolvem delegações de palestinos, cataris e representantes internacionais. O objetivo é “acabar com os assassinatos sistemáticos e a fome” em Gaza.
O plano inclui também a liberação de prisioneiros palestinos, entrada de ajuda humanitária e suprimentos médicos, sem bloqueios. O primeiro-ministro do Catar está presente no Cairo para facilitar um consenso entre as partes.
A última rodada de negociações em Doha não resultou em avanços significativos. Desde a breve trégua no início do ano, os ataques em Gaza e a mobilização militar por parte de Israel continuam.