HOME FEEDBACK

Hamas vai libertar último refém vivo dos EUA

Hamas anuncia libertação de refém americano em meio a tensões entre Israel e palestinos. A medida pode ser um passo para negociações mais amplas, mas Israel reafirma intenção de intensificar suas operações militares.

Hamas anuncia libertação de Edan Alexander, último refém vivo dos EUA

Nesta 2ª feira (12.mai.2025), o grupo extremista Hamas afirmou que vai libertar Edan Alexander, de 21 anos, capturado na Faixa de Gaza em outubro de 2023.

Alexander, nascido em Nova Jersey, possui dupla nacionalidade e estava servindo no exército de Israel.

O presidente dos EUA, Donald Trump, celebrou a liberação. Em postagem no Truth Social, agradeceu Egito e Qatar pelo papel como mediadores nas negociações entre Hamas e Israel. Trump expressou esperança de que essa fosse a primeira de várias medidas para pôr fim ao conflito na Faixa de Gaza:

  • “Estou feliz em anunciar que Edan vai retornar para sua família.”
  • “Sou grato a todos os envolvidos que fizeram essa notícia monumental acontecer.”
  • “Espero que este seja o 1º dos últimos passos necessários para acabar com esse conflito brutal.”

Por outro lado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país não concordou com cessar-fogo ou libertação de reféns, destacando que a decisão foi unilateral do Hamas como gesto a Trump.

A soltura de Alexander, após discussões entre Egito, Qatar, EUA e Hamas, pode facilitar a libertação dos outros 59 reféns ainda em Gaza.

Netanyahu ressaltou que Israel garantiu apenas o transporte de Alexander e continuará com a intensificação das operações militares na região:

  • “As negociações continuarão, enquanto nos preparamos para uma intensificação do conflito.”

Israel aprovou um plano para capturar toda a Faixa de Gaza e permanecer indefinidamente. O objetivo é ampliar operações militares, derrotar o Hamas e libertar reféns.

O plano também prevê transferência de centenas de milhares de palestinos para o sul de Gaza, exacerbando a crise humanitária.

Leia mais em poder360