Haverá paz ou tragédia para o Irã, afirma Trump após ataques
Trump afirma que ataques ao Irã foram um "freio" no programa nuclear e convoca Teerã a aceitar a paz. Vice-presidente e secretários de Defesa e Estado acompanharam o anúncio sobre a destruição das instalações nucleares.
Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que os ataques a 3 instalações nucleares do Irã foram um “freio” no programa nuclear iraniano, pedindo a Teerã que aceite a paz.
Em seu discurso de 4 minutos, acompanhado por J.D. Vance, Marco Rubio e Pete Hegseth, Trump chamou os ataques de “espetáculo” e afirmou que os alvos foram “completamente destruídos”.
Os alvos dos EUA incluem locais em Natanz, Esfahan e Fordow, esta última sendo a mais crucial para o Irã. A instalação, situada em uma montanha, é protegida contra ataques aéreos.
Os ataques em Fordow foram realizados por bombardeiros B-2, únicos capazes de usar a GBU-57 – uma bomba de 13,6 toneladas, projetada para destruir bunkers subterrâneos.
O Irã confirmou o ataque, mas alegou que Fordow havia sido evacuada previamente após o sistema de defesa aéreo detectar caças “inimigos”.
Assista ao pronunciamento de Trump: 4min32s