HOME FEEDBACK

'Histórico': como imprensa internacional acompanha julgamento de Bolsonaro no STF

Imprensa internacional destaca os interrogatórios do STF, onde Jair Bolsonaro e outros réus respondem por tentativa de golpe de Estado. O caso é considerado histórico por ser o primeiro julgamento de um ex-presidente brasileiro por crimes relacionados à derrubada do governo.

A imprensa internacional acompanha os interrogatórios do Supremo Tribunal Federal (STF) desta semana, onde réus por tentativa de golpe, incluindo Jair Bolsonaro, prestam depoimentos.

A rádio americana NPR qualificou o julgamento como “histórico”, sendo a primeira vez que um ex-chefe de Estado é julgado por tentar derrubar um governo no Brasil.

Os interrogatórios são conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, figura polarizadora que enfrenta críticas de Bolsonaro e aliados, como Elon Musk e Donald Trump, devido a suas ações contra desinformação.

O jornal Washington Post também noticiou o caso, relatando que Bolsonaro nega envolvimento em plano para reverter o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro é descrito como um político de direita radical e ex-militar nostálgico da ditadura. Thiago Bottino, da FGV, afirma que o julgamento é “histórico” por processar acusados de tentativa de golpe.

O The Guardian mencionou que o STF investiga um suposto plano de três anos para vandalizar a democracia no Brasil. Especialistas acreditam que Bolsonaro pode ser condenado este ano, mas há incertezas sobre a cumprimento da pena.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, prometeu indultar Bolsonaro, caso se eleja presidente em 2026.

Antes do depoimento de Bolsonaro, o jornal argentino Clarín reportou que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres admitiu que propostas de golpe eram “recorrentes”, complicando a situação do ex-presidente.

Leia mais em bbc