Homens são 64% dos planejadores financeiros aprovados; 47% do total têm 30 a 39 anos
A Planejar divulga dados sobre a certificação CFP no Brasil e revela taxas de aprovação por faixa etária e gênero. A abertura das informações visa promover a inclusão e conscientizar sobre as oportunidades oferecidas pela certificação no mercado financeiro.
Dados do 50º exame da certificação CFP foram divulgados pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), destacando o índice de aprovação e o perfil dos candidatos.
No total, 1.526 mil candidatos se inscreveram, com 1.321 comparecendo e uma abstenção de 13%. A taxa de aprovação foi de 20%.
Os módulos apresentaram as seguintes taxas de aprovação:
- Módulo I (Planejamento Financeiro e Ética): 58% (exame completo), 74% (modular)
- Módulo IV (Gestão de Riscos e Seguros): 23% (exame completo), 13% (modular)
Entre os grupos etários, a taxa de aprovação foi:
- 20 a 29 anos: 26%
- 30 a 39 anos: 46,8%
Em termos de gênero:
- Homens: 23% de aproveitamento
- Mulheres: 16%
- Pessoas sem declaração de gênero: 14%
A participação feminina é considerada baixa, com Ana Leoni, CEO da Planejar, ressaltando a necessidade de incentivar mais mulheres na certificação CFP.
O exame alcançou 11 cidades, incluindo novas localidades como Belém e Salvador. Os Estados com melhores índices de aprovação foram:
- Rio Grande do Sul: 29%
- Paraná: 27%
- Ceará: 26%
Candidatos que estudaram mais de 10 horas semanais tiveram 27% de aprovação, enquanto aqueles sem preparatório obtiveram 25%.
As escolas com os melhores índices proporcionais foram T2 Educação e Eu me banco, com 23%.
A Planejar, fundada em 2000, representa a certificação CFP no Brasil, que segue padrões internacionais do Financial Planning Standards Board. O Brasil é o quinto país em número de profissionais certificados, com mais de 10 mil.