Houthis lançam 18 mísseis contra navios dos EUA em resposta a ataque
Os Houthis intensificam a retaliação contra os Estados Unidos após ataques aéreos no Iémen, lançando uma operação militar com mísseis e drones. A escalada da tensão no Mar Vermelho ameaça a segurança naval na região e provoca críticas à intervenção americana.
Resposta dos Houthis a ataques dos EUA
No domingo (16.mar.2025), em resposta aos ataques ordenados pelo presidente Donald Trump no sábado (15.mar), os Houthis lançaram uma operação militar contra um porta-aviões americano no norte do Mar Vermelho.
O porta-voz do grupo, Yahya Sare’e, anunciou o lançamento de 18 mísseis e drones contra a embarcação e declarou que todos os navios de guerra dos EUA na região serán alvos de ataques.
Sare’e enfatizou que essa ação é uma resposta à “agressão” contra os iemenitas e que a política de ataques continuará até que a ajuda humanitária chegue à Faixa de Gaza.
Os ataques aéreos dos EUA no Iêmen já resultaram em ao menos 31 mortos e mais de 100 feridos, confirmou o Ministério da Saúde dos Houthis.
A ofensiva atual é a maior operação militar dos EUA na região desde o retorno de Trump ao cargo em janeiro. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que os ataques continuarão até que os Houthis cessem suas investidas.
Hegseth acusou o Irã de apoiar os Houthis e destacou a importância de restaurar a liberdade de navegação na via marítima.
Ele concluiu que a campanha será “implacável” até que os Houthis parem de atacar.