Hugo Motta decide votar projeto de proteção a crianças e adolescentes até a próxima quarta-feira
Câmara dos Deputados se prepara para votar projeto que visa proteger crianças e adolescentes na internet. Proposta já aprovada pelo Senado pode ser apreciada na próxima semana.
Presidente da Câmara, Hugo Motta, deve levar projeto de proteção a crianças e adolescentes no ambiente digital para votação na próxima semana, entre terça e quarta-feira.
Motta discutirá o texto com líderes em reunião nesta quinta-feira para definir a pauta.
A proposta, de autoria do senador Alessandro Vieira, já foi aprovada pelo Senado e tem como relator o deputado Jadyel Alencar.
Na última terça-feira, Motta anunciou a criação de uma comissão especial para debater um novo texto contra a exploração da imagem infantil, com base em propostas de deputados. No entanto, esse processo pode levar meses.
Hugo Motta defenderá a urgência e mérito do projeto para votação na próxima quarta, enquanto os demais projetos seguirão em tramitação.
A proposta exige que fornecedores de conteúdo, plataformas e redes sociais retirem postagens que violem os direitos de crianças e adolescentes assim que forem notificados, mesmo sem ordem judicial.
Em caso de não retirada do conteúdo, as plataformas podem enfrentar as seguintes punições:
- Advertência
- Multa de 10% do faturamento
- Suspensão das atividades
- Proibição das atividades
Conteúdos jornalísticos e os submetidos a controle editorial estão isentos dessa obrigação.