Hugo Motta indica condenado por desvio de dinheiro público para Codevasf na PB
Indicação de Fred Queiroga para a Codevasf gera polêmica devido a sua condenação por desvio de recursos públicos. A escolha, respaldada por Hugo Motta e articulada por aliados políticos, levanta questionamentos sobre a integridade na gestão pública.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, indicou Fred Queiroga para a superintendência da Codevasf na Paraíba.
Queiroga, ex-vice-presidente da Companhia de Docas, possui condenação por desvio de recursos públicos na Paraíba. A informação foi confirmada por O Globo e o Estadão.
No Tribunal de Justiça da Paraíba, ele foi condenado em 2023 a nove anos e nove meses de prisão e cinco anos sem cargo público. Sua condenação se relaciona a um esquema de fraude entre 2005 e 2006 como tesoureiro de Boa Ventura.
Queiroga recorreu da decisão, mas a sentença aponta que ele falsificou documentos para desviar verbas públicas.
A indicação ocorreu com articulação do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, que é pai de Hugo Motta e pré-candidato ao Senado. Queiroga atua como um de seus cabelos eleitorais.
A Codevasf possui um orçamento de R$ 2,1 bilhões para este ano, e a vaga foi aberta após o senador Efraim Filho retirar seu aliado, enquanto Efraim se opõe ao governo atual e mira a candidatura ao governo estadual em 2026.