HOME FEEDBACK

Humanidade pede paz, diz papa Leão 14 após ataques dos EUA ao Irã

Papa Leão 14 apela por responsabilidade global para acabar com a guerra. O líder religioso destaca a urgência da paz em meio ao crescente conflito no Oriente Médio.

Papa Leão 14 clama por paz após tensões no Oriente Médio.

Durante sua oração semanal do Angelus no Vaticano, neste domingo (22), o papa afirmou que a “humanidade pede paz” diante das notícias alarmantes sobre os ataques dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã. Ele destacou o risco de uma escalada do conflito com Israel.

O papa, que é americano, afirmou: “Cada membro da comunidade internacional tem a responsabilidade moral de pôr fim à tragédia da guerra” antes que se torne irreparável.

Desde que assumiu o papado, há um mês e meio, Leão 14 tem enfatizado a importância da paz em seus discursos. Em seu primeiro mês, fez 20 discursos importantes, mencionando a palavra "paz" 45 vezes.

Ele definiu a paz como um “dom ativo de Cristo”, não apenas a ausência de conflito. Em seu discurso ao corpo diplomático, ele esclareceu esse conceito.

Após sua oficialização como papa, recebeu o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, e o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance. O papa também conversou por telefone com Vladimir Putin, mas a mediação do Vaticano sobre a Guerra da Ucrânia ainda não teve avanços.

Leia mais em folha