Hytalo Santos preso após vídeo de Felca: as acusações que pesam contra influenciador
Influenciador é acusado de exploração de crianças em suas redes sociais. Justiça da Paraíba determina sua prisão por investigações já em andamento.
Influenciador Hytalo Santos é preso nesta sexta-feira (15/08) em Carapicuíba, SP.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a prisão foi por determinação da Justiça da Paraíba, realizada pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública (DIG).
A operação incluiu buscas no local onde Hytalo foi encontrado. A SSP afirmou que a ação segue em andamento.
Os advogados de Hytalo consideraram a prisão uma "medida extrema" e enfatizaram a falta de acesso ao conteúdo da decisão judicial.
Hytalo Santos tem mais de 20 milhões de seguidores e é conhecido por vídeos com adolescentes em contextos de danças sensuais e conotações sexuais.
A denúncia contra ele foi feita pelo influenciador Felipe Bressanim Pereira (Felca), relacionado à exploração de crianças na internet.
Após a denúncia, o termo "adultização" ganhou destaque, referindo-se à aceleração do desenvolvimento infantil inadequada.
Novos projetos de lei foram apresentados no Congresso para combater a exploração de menores online.
Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a exploração de imagens que violem a dignidade infantil pode resultar em pena de seis meses a dois anos de prisão.
O Ministério Público da Paraíba já investigava Hytalo desde 2024. Na terça-feira, a Justiça determinou a suspensão de seus perfis nas redes sociais e a proibição de contato com menores.
O TikTok já havia banido os perfis de Hytalo em abril de 2023 e junho deste ano.
Com informações de Rute Pina, da BBC News Brasil em São Paulo.