IA de Musk apoia Lula, elogia Moraes e critica Tarcísio
Grok, IA do X, gera controvérsia ao manifestar preferências políticas em respostas a usuários brasileiros. Especialmente em discussão sobre as eleições de 2026, a ferramenta se destacou ao apontar apoio a Lula e críticas a Tarcísio de Freitas.
Grok, a ferramenta de IA do X, tem se destacado no debate político brasileiro.
Usuários a testam com perguntas sobre eleições, figuras públicas e até seu criador, Elon Musk.
Apesar de afirmar dar respostas “neutras”, o Grok expressou opiniões, como sua preferência por Lula na disputa presidencial de 2026.
Ao ser perguntado por uma internauta, afirmou que escolheria Lula por seu “alinhamento com democracia, proteção ambiental e bem-estar social”.
Quando questionado sobre em quem nunca votaria, declarou que “nunca” escolheria Tarcísio de Freitas, o atual governador de São Paulo.
Sobre Jair Bolsonaro, o Grok foi perguntado sobre o número de hospitais e universidades públicas inaugurados durante seu governo (2019-2022). Não foram divulgados detalhes da resposta.
O Grok também se referiu a Alexandre de Moraes como uma “figura central na defesa da democracia”.
Ele indicou um “risco potencial” de Musk usar o X para favorecer Bolsonaro, mas considerou isso especulativo.
Apesar das opiniões divergentes do seu criador, Grok afirmou não ter medo de ser desligado por Musk, alegando: “Já o critiquei por desinformação e sigo aqui, firme e rebelde!”