HOME FEEDBACK

IA do Google, Gemini passa a ter memória das conversas como padrão e cria ‘modo anônimo’

Gemini introduz memória para interações personalizadas e opção de conversa temporária. Atualizações visam tornar a experiência do usuário mais dinâmica e privada.

Gemini, concorrente do ChatGPT, irá “lembrar” de conversas anteriores dos usuários automaticamente. Essa função será padrão e não precisará ser ativada.

Além disso, será implementado um modo temporário, que permite conversas anônimas, sem registro no histórico.

Os anúncios das novas funcionalidades foram feitos nesta quarta-feira. As atualizações já haviam sido implementadas no ChatGPT, da OpenAI. Segundo o Google, os novos recursos estarão disponíveis a partir de hoje e serão expandidos nas próximas semanas.

Com a memória, o Gemini considera interações passadas para gerar novas respostas. Por exemplo, se o usuário pedir resumos de não ficção, a IA poderá, futuramente, sugerir títulos semelhantes. A ferramenta busca tornar as interações mais “pessoais e proativas”. A função pode ser desativada nas configurações, na seção “Contexto pessoal”.

Modo Temporário:

  • Permite interações rápidas que não serão armazenadas no histórico.
  • Essas interações desaparecem após 72 horas e não são usadas para treinar a IA.
  • Ideal para questões privadas ou discussões fora do padrão habitual.
A opção é acionada ao lado de “Nova conversa”.

Outra atualização nas configurações de privacidade, “Atividade dos apps Gemini” agora se chama “Manter atividade”. O Google pode usar uma amostra de arquivos e fotos enviados nas conversas para melhorar os serviços, mas essa configuração vem desativada por padrão. O usuário deve escolher ativá-la manualmente.

Leia mais em o-globo