IA não pode ser ferramenta de manipulação para bilionários, diz Lula
Lula critica desigualdade no acesso à tecnologia e defende governança inclusiva da inteligência artificial. O presidente também pede reformas na OMC para garantir maior equilíbrio entre países ricos e em desenvolvimento.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a inteligência artificial não deve ser usada como ferramenta de manipulação por bilionários.
Em discurso na reunião do Brics, realizado no Rio de Janeiro neste domingo (6.jul.2025), Lula destacou que o desenvolvimento da tecnologia generativa deve ser inclusivo e não um privilégio de países ricos.
Ele declarou: “As novas tecnologias devem atuar dentro de um modelo de governança justo, inclusivo e equitativo.”
Lula ressaltou que, apesar das críticas aos bilionários, a participação do setor privado é essencial para o avanço tecnológico.
O presidente também criticou a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmando que a reforma da OMC é uma ação “imprescindível e urgente”.
Ele concluiu que a paralisia da OMC e o aumento do protecionismo criam uma “situação de assimetria insustentável” para os países em desenvolvimento.
Leia mais sobre a Cúpula do Brics no Rio: