Ibama aprova proposta da Petrobras de limpeza da sonda para perfuração na Foz do Amazonas
Ibama aprova plano de limpeza da sonda da Petrobras na Foz do Amazonas. A decisão é um passo importante rumo à obtenção da licença ambiental necessária para atividades exploratórias na região.
Ibama aprova plano da Petrobras para a limpeza da sonda destinada à perfuração da Foz do Amazonas.
A autorização é um passo em direção à licença ambiental para a atividade exploratória na Margem Equatorial.
O parecer, publicado em 10 de outubro, confirma que a proposta da Petrobras para limpeza do Coral-Sol, uma espécie invasora, atende às recomendações.
Em 10 de fevereiro, a Petrobras informou ao Ibama sobre a necessidade de limpeza das colônias de Coral-Sol na sonda após inspeção realizada em 15 de dezembro.
A Petrobras não se pronunciou até a publicação da nota.
Uma das etapas necessárias para a aprovação da licença é a avaliação pré-operacional (APO), que simula um vazamento de óleo. Para isso, a sonda precisa estar na região.
A Petrobras planeja realizar a limpeza na Baía de Guanabara e, após isso, trasladar a sonda para a Foz do Amazonas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reunirá com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, esta semana para facilitar a relação entre a Petrobras e o órgão ambiental.
No entanto, um novo parecer do Ibama, datado de 27 de fevereiro, recomenda a rejeição do pedido de licenciamento ambiental da Petrobras, com a decisão final sendo do presidente do instituto.
Esse documento está sob sigilo e não está disponível no sistema do Ibama. Em janeiro, Agostinho afirmou que o pedido só avançaria após março, com a conclusão da obra de proteção à fauna na região.