HOME FEEDBACK

Ibama concede primeira licença prévia para projeto de eólica offshore no Brasil

Licença prévia do Ibama marca avanço na implementação de energia eólica offshore no Brasil. Projeto prevê instalação de aerogeradores a 15-20 km da costa do Rio Grande do Norte.

Ibama concede primeira licença prévia para projeto de energia eólica offshore no Brasil, nesta terça-feira (24).

A licença atesta a viabilidade ambiental do projeto, condicionada ao cumprimento dos requisitos para as próximas etapas do licenciamento.

O projeto, chamado Sítio de Testes de Aerogeradores Offshore, será instalado a 15 a 20 km da costa de Areia Branca, RN, e contará com dois aerogeradores - um de 8,5 MW e outro de 16 MW.

A energia gerada será consumida pelo Porto-Ilha. O Senai/RN é responsável pela condução do projeto.

Rodrigo Mello, diretor regional do Senai RN, afirmou que a expectativa é realizar um chamamento público para atrair investimentos e iniciar estudos e projetos de engenharia nos próximos 18 meses.

Após a assinatura de contratos prevista para outubro, a entrega da operação está projetada para ocorrer em 36 meses.

A concessão da licença é resultado de uma análise técnica extensiva, que identificou impactos ambientais e recomendações para fortalecer o Plano de Gestão Ambiental, que inclui 13 programas de monitoramento e comunicação.

Eduardo Wagner, coordenador de licenciamento do Ibama, destacou que a licença prévia apenas autoriza o planejamento, sem permitir a realização de obras até a obtenção da licença de instalação.

Leia mais em globo