HOME FEEDBACK

Ibama emite 1ª licença prévia para eólica offshore no Brasil

Licença prévia marca um avanço significativo para a energia eólica offshore no Brasil. Projeto do ISI-ER visa testar tecnologias em condições específicas do mar brasileiro.

Ibama emite licença prévia para projeto eólico offshore

O Ibama emitirá na 3ª feira (24.jun.2025), às 13h, a 1ª licença prévia para um projeto de energia eólica offshore no Brasil.

O empreendimento é do ISI-ER (Instituto Senai de Inovação de Energias Renováveis), no Rio Grande do Norte, e prevê a instalação de 2 aerogeradores com capacidade de 22 MW (megawatt).

A licença foi aprovada no dia 18.jun, um dia após o Congresso Nacional derrubar os vetos presidenciais ao marco legal de empreendimentos offshore.

O projeto, chamado “68 RN-10 Sítio de Testes SENAI”, será instalado a 20 km da costa de Areia Branca, próximo ao Porto-Ilha.

O ISI-ER será responsável pela execução do projeto, que pretende testar o desempenho de equipamentos em condições do mar equatorial brasileiro.

Em 2025, o Senai deverá lançar um edital “multiclientes” para empresas interessadas em participar.

O cronograma de implementação e os investimentos necessários ainda não foram divulgados.

Segundo o relatório “Complexos Eólicos Offshore”, há 5 regiões com potencial de geração eólica offshore no Brasil, com 103 projetos aguardando licenciamento, cuja capacidade total é de 247,3 GW.

Entre esses, apenas 3 são classificados como projetos piloto, incluindo o do Senai e outros 2 no Rio de Janeiro.

Leia mais em poder360