IBGE: Oscilação nas vendas de equipamentos para escritório e informática está ligada ao dólar
Vendas de equipamentos de escritório e informática mostram volatilidade impulsionada pela variação do dólar. Apesar do crescimento de 3% em março, os dados refletem oscilações significativas nos últimos meses.
Segmento de equipamentos para escritório e informática: apresenta comportamento “claudicante” nos últimos meses, influenciado pelo dólar.
O gerente do IBGE, Cristiano dos Santos, destacou que as vendas cresceram 3% em março, superando o 0,8% do varejo restrito.
Desde novembro de 2024, as taxas têm oscilado fortemente:
- Novembro: alta de 3,7%
- Dezembro: queda de 4,7%
- Janeiro: aumento de 4,4%
- Fevereiro: recuo de 4,1%
"É uma série claudicante, com crescimentos e quedas significativas. Isso está relacionado ao movimento do dólar", afirmou Santos.
De fevereiro para março, o segmento de livros, jornais, revistas e papelarias teve a maior alta de 28,2%, após uma queda de 19%. Esse desempenho deve-se aos livros didáticos, que historicamente pressionam as vendas em fevereiro.
Santos explicou que "o segmento é muito focado no produto físico e enfrenta trajetória de queda. As entregas de livros didáticos este ano ocorreram em março e não em fevereiro, afetando assim o desempenho."