Ibovespa avança com apoio de bancos e de olho na crise do IOF
Mercado acompanha queda nos juros e avanços das ações bancárias; judicialização do IOF gera expectativa. Investidores também observam decisões internacionais e dados econômicos dos EUA.
Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, impulsionado por juros futuros de longo prazo em recuo e ações de bancos subindo em bloco.
Os investidores estão atentos à judicialização do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Advocacia Geral da União (AGU) anunciou que entrará com ação no STF contra a derrubada do decreto que aumentava o imposto.
No cenário internacional, o foco está no Fórum de Sintra, em Portugal, e na espera por dados dos EUA, durante a votação final do projeto de corte de impostos e aumento de gastos do presidente Donald Trump.
Por volta das 10h30, o Ibovespa subia 0,32%, aos 139.294 pontos, com mínima de 136.430 e máxima em 137.138 pontos. O volume projetado era de apenas R$ 13,5 bilhões.
Entre os bancos, destaque para:
- Bradesco PN: +1,04%
- BB ON: +1,22%
Embraer ON teve a maior alta, com 4,4%, seguida por BB Seguridade, com 2,51%. Na ponta contrária, Hapvida ON caiu 1,22% e Azzas ON 1%.