HOME FEEDBACK

Ibovespa cai 0,54% com tarifas de Trump ao Brasil; Embraer (EMBR3) lidera perdas

Mercados reagem com cautela à nova tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, enquanto o dólar avança. A pressão sobre ações locais, especialmente na Embraer e CSN, reflete temores de impacto econômico.

Ibovespa fecha em queda nesta quinta-feira (10) com investidores reagindo à nova tarifa comercial de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros.

O principal índice da B3 recuou 0,54%, aos 136.743 pontos. O dólar teve alta de 0,72%, cotado a R$ 5,54.

A medida de Trump, que começará em 1º de agosto de 2025, eleva de 10% a taxação previa anunciada em abril. O comunicado foi feito na Truth Social, rede social criada por Trump.

Na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump criticou o julgamento de Jair Bolsonaro, chamando-o de “desgraça internacional” e atacou decisões do STF.

Alberto Ramos, do Goldman Sachs, destacou que a carta é “a mais singular” dentre as enviadas a outros países, focando em Bolsonaro em vez de questões comerciais.

A ameaça de tarifas surge após a reunião dos Brics, com Trump sugerindo tarifas adicionais para países alinhados com suas políticas.

A Embraer (EMBR3) foi a maior baixa, caindo 3,29%, sendo alertada pelo BTG Pactual devido ao impacto negativo nas vendas para os EUA. Já a CSN (CSNA3) recuou 3,03%.

A queda do Ibovespa foi amenizada pela alta da Vale (VALE3), que subiu 2,29%, após alta de 3,67% do minério de ferro na bolsa de Dalian.

Com informações da Bloomberg News.

Leia também: Agro sob risco: tarifa de 50% dos EUA ameaça exportações e eleva custos no Brasil.

Leia mais em bloomberg