Ibovespa cai com dados de inflação ao produtor nos EUA e recuo da Vale; dólar sobe
Dados de inflação ao produtor nos EUA surpreendem negativamente, impactando mercado financeiro. Ibovespa fecha em baixa, enquanto dólar registra leve alta.
Dados de inflação americana geraram otimismo no início da semana, aumentando as expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve.
No entanto, nesta quinta-feira (14), novos dados do índice de preços ao produtor (PPI) trouxeram incertezas. O Ibovespa (IBOV) caiu 0,24%, alcançando 136.356 pontos. A ação da Vale (VALE3) recuou 1,24% devido à queda do minério de ferro.
O dólar subiu 0,32%, cotado a R$ 5,42.
O PPI de julho subiu 0,9%, o maior aumento desde junho de 2022. Clark Geranen, da CalBay Investments, afirma que isso sugere que as empresas estão absorvendo custos, em vez de repassá-los aos consumidores.
Chris Zaccarelli, da Northlight Asset Management, observou que o aumento do PPI indica que a inflação está se espalhando pela economia, o que pode provocar a manutenção dos juros altos por mais tempo. Ele também destacou que esse dado é uma surpresa negativa, que poderá reduzir o otimismo por cortes de juros no próximo mês.
Nos EUA, os principais índices de ações mostraram pouca variação: Dow Jones caiu 0,02%, S&P 500 subiu 0,03%, e Nasdaq recuou 0,01%.
-- Com informações da Bloomberg News