HOME FEEDBACK

Ibovespa cai, e dólar sobe após secretário dos EUA cancelar reunião com Haddad

Ibovespa inicia a semana em baixa devido à incerteza nas tarifas dos EUA e cancelamento de reunião entre autoridades. O mercado aguarda planos do governo para mitigar os impactos das taxas sobre setores afetados.

Ibovespa inicia a semana em queda, recuando 0,21%, aos 135.623 pontos. O dólar subiu 0,14%, cotado a R$ 5,44.

A queda é influenciada pelo cancelamento da reunião virtual entre o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. O tema era a discussão das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, que ainda inclui itens como carne e café.

Haddad atribuiu o cancelamento à “militância antidiplomática” da extrema direita, com menção ao deputado Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA articulando apoio ao pai, em prisão domiciliar.

O mercado aguarda a divulgação do plano de contingenciamento do governo, previsto para ser apresentado na terça-feira (12), segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Nos EUA, os principais índices caíram, com o S&P 500 recuando 0,25%. A cautela está relacionada à expectativa pela divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nesta terça, que pode influenciar as taxas do Federal Reserve.

Jay Woods, da Freedom Capital Markets, alertou que uma inflação elevada pode atrasar cortes de juros e intensificar discussões sobre recessão e estagflação.

Entre as ações em foco, Nvidia (NVDA) e Advanced Micro Devices (AMD) concordaram em pagar 15% de suas receitas de chip a Trump como parte de um acordo de exportação. As ações dessas empresas caíram: Nvidia - 0,37%, AMD - 0,28%.

Leia mais em bloomberg