HOME FEEDBACK

Ibovespa Futuro cai com Haddad de volta aos holofotes; exterior foca em tarifas

Mercados reagem à presença do ministro da Fazenda e à pressão externa por novas tarifas dos EUA. Dólar e ações enfrentam volatilidade em meio a incertezas econômicas globais.

Ibovespa Futuro opera em baixa nesta sexta-feira (21), enquanto Fernando Haddad, ministro da Fazenda, retoma a agenda pública. Os mercados internacionais observam novas tarifas dos EUA.

Haddad participa pela manhã de reunião da MEI (CNI) em São Paulo. Às 19h, ele estará ao vivo no Podcast Inteligência LTDA. Na quinta-feira, abordou temas como política monetária, reforma do Imposto de Renda, economia, orçamento e comércio com os EUA.

Às 09h04 (B RT), o índice futuro de abril registrava queda de 0,24%, a 132.900 pontos.

Nos EUA:

  • Dow Jones Futuro: -0,33%
  • S&P500: -0,28%
  • Nasdaq Futuro: -0,38%

O dólar à vista subia 0,20%, cotado a R$ 5,687 na compra e R$ 5,688 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro avançava 0,07%, a 5.695 pontos.

Ações em Hong Kong caíram mais de 2%, enquanto a Ásia-Pacífico teve desempenho misto devido à incerteza na economia dos EUA.

Em dados, a inflação do Japão aumentou 3,7% ano a ano em fevereiro, menor que o pico de 4% de janeiro.

Os preços do petróleo começaram a subir, com ganhos pela segunda semana, impulsionados por sanções dos EUA ao Irã e medidas da OPEP+ para reduzir a produção.

Cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, refletindo cautela sobre a demanda.

(Com Reuters)

Leia mais em infomoney