HOME FEEDBACK

Ibovespa Futuro cai na volta do feriado com decisão da Selic e Oriente Médio em foco

Ibovespa Futuro abre em leve queda enquanto investidores reagem a alta na Selic e tensões geopolíticas. Expectativa de decisão militar dos EUA e dados da inflação global também influenciam o mercado.

Ibovespa Futuro opera em alta nas primeiras negociações desta sexta-feira (20), com investidores voltando de feriados no Brasil e nos EUA.

O Banco Central elevou a taxa Selic para 15%, e o índice Ibovespa Futuro com vencimento em agosto tinha uma desvalorização de 0,15%, cotado a 141.400 pontos.

No último feriado de Corpus Christi, o BC anunciou um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, destacando que ela permanecerá inalterada por um “período bastante prolongado”.

No cenário internacional, as ações avançavam enquanto o petróleo registrava a maior queda diária desde abril, após Donald Trump adiar sua decisão sobre o envolvimento militar dos EUA no conflito entre Israel e Irã.

A Casa Branca anunciou que Trump tomará uma decisão nas próximas duas semanas, aliviando parcialmente os mercados. O Dow Jones Futuro subia 0,12%, S&P500 0,11% e Nasdaq Futuro 0,13%.

O dólar à vista avançava 0,04%, cotado a R$ 5,500. Na B3, o contrato de dólar futuro caía 0,12%, para 5.488 pontos.

Nos mercados da Ásia-Pacífico, o fechamento foi misto, com a China mantendo as taxas de referência estáveis e investidores atentos às tensões no Oriente Médio.

Os preços do petróleo Brent caíam cerca de US$ 2 nesta sexta, porém, a commodity ainda caminha para a sua terceira semana consecutiva de alta.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta devido à demanda resiliente.

Leia mais em infomoney