Ibovespa futuro opera estável com tensões comerciais e ata do Fed
Investidores acompanham com atenção os novos anúncios de tarifas de Donald Trump enquanto o Ibovespa futuro abre em leve alta. Expectativas também se concentram na divulgação da ata do Federal Reserve e nas discussões sobre o IOF no Brasil.
Ibovespa Futuro iniciou a sessão desta quarta-feira (9) próximo da estabilidade, com leve viés positivo, alta de 0,03%, aos 141.280 pontos.
Os investidores estão atentos a novos anúncios de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, direcionados a pelo menos sete países.
Trump declarou que irá divulgar mais informações sobre tarifas na manhã e à tarde, já tendo imposto taxas a 14 países até o momento. Ele também planeja tarifas de até 200% sobre a importação de semicondutores e medicamentos, dando um prazo para as farmacêuticas se adaptarem.
Além disso, anunciou uma tarifa de 50% sobre o cobre, essencial em tecnologias de energia renovável e veículos elétricos.
Na mesma linha, o Federal Reserve divulgará a ata de sua última decisão sobre política monetária, buscando informações sobre a trajetória dos juros americanos.
No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com líderes do Congresso para discutir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Novas informações devem ser divulgadas em breve.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também participa de audiência pública na Câmara dos Deputados, abordando a trajetória da dívida pública.