HOME FEEDBACK

Ibovespa Futuro recua com foco em dados econômicos; Haddad e Guillen no radar

Ibovespa Futuro inicia a semana em queda, enquanto investidores aguardam declarações de autoridades e dados do emprego nos EUA. No cenário externo, ações globais se aproximam de máximas impulsionadas por negociações comerciais entre EUA e Canadá.

Ibovespa Futuro opera em queda de 0,44%, cotado a 138.720 pontos, nesta segunda-feira (30).

Investidores estão atentos às falas de autoridades, com Lula participando do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 às 11h. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também estará presente.

À tarde, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, participará do ECB Forum on Central Banking 2025, em Portugal.

No cenário político, há tensão entre o governo e o Congresso sobre a derrubada do decreto do IOF. A dívida pública bruta do Brasil subiu menos do que o esperado, e as projeções de inflação foram revisadas para baixo pela quinta semana consecutiva.

Externamente, ações globais estão próximas de máximas recordes, com negociações comerciais entre EUA e Canadá em andamento:

  • Dow Jones Futuro: +0,57%
  • S&P Futuro: +0,46%
  • Nasdaq Futuro: +0,65%

O dólar à vista avançava 0,07%, a R$ 5,488. Contrato de dólar futuro subia 0,11%, a 5.486 pontos.

Na Ásia-Pacífico, mercados fecharam sem direção única, analisando dados de produção industrial e PMI. A atividade industrial da China contraiu pelo terceiro mês consecutivo, gerando expectativas de estímulos.

Preços do petróleo permanecem estáveis, enquanto minério de ferro na China fecha em alta, com perspectivas de recuperação de demanda.

(Com Reuters)

Leia mais em infomoney