Ibovespa Futuro sobe com atenção à judicialização do IOF e negociações comerciais
Mercados reagem a desdobramentos políticos no Brasil e exterior. Ibovespa Futuro e ações globais mostram desempenho misto enquanto investidores aguardam decisões importantes sobre impostos e tarifas.
Ibovespa Futuro opera em alta nesta terça-feira (1), com alta de 0,25%, cotado a 141.455 pontos.
O governo pode ingressar com ação no STF contra a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso. No mês passado, o Congresso reverteu a medida de aumento das alíquotas.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o presidente Lula pode agir se a Advocacia-Geral da União der o aval.
Lula participa, às 11h, do lançamento do Plano Safra 2025/2026, com R$ 516,2 bilhões para financiamentos da agricultura, aumento de 1,5% em relação ao ciclo anterior.
O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, comparece a uma conferência em São Paulo às 8h30.
No exterior, as ações globais avançam, com o dólar em queda de 0,08%, cotado a R$ 5,429. A B3 também registra queda no contrato de dólar futuro.
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam mistos, enquanto investidores avaliam políticas tarifárias dos EUA, incluindo a OPEP+, que pode elevar a produção de petróleo.
Os preços do petróleo têm leve alta, enquanto o minério de ferro na China fecha em baixa devido a dados decepcionantes da indústria.
(Com Reuters)