HOME FEEDBACK

Ibovespa Futuro sobe com atenção à reunião Trump-Putin e dados nos EUA e Brasil

Mercados em alerta enquanto Trump e Putin se reúnem para discutir guerra na Ucrânia. Expectativas de dados econômicos dos EUA e movimentações no varejo também influenciam o mercado.

Ibovespa Futuro inicia a sexta-feira (15) com alta de 0,10%, aos 139.395 pontos, enquanto aguarda o encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin sobre a guerra da Ucrânia.

O encontro está marcado para às 16h (horário de Brasília) no Alasca e tem como foco um possível acordo de cessar-fogo e uma proposta de acordo de armas nucleares por parte de Putin.

Trump mencionou a possibilidade de uma segunda reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, caso as discussões avancem.

Os investidores também aguardarão os dados de vendas no varejo dos EUA às 9h30, após uma alta inesperada nos preços ao produtor que reacendeu preocupações sobre inflação e cortes de juros.

O presidente Lula estará em Iracemápolis, SP, para a inauguração da fábrica da GWM Brasil.

As empresas Banco do Brasil (BBAS3), Yduqs (YDUQ3) e BRF (BRFS3) realizarão teleconferências sobre resultados financeiros.

No mercado americano, o Dow Jones Futuro subia 0,63%, o S&P Futuro avançava 0,17% e o Nasdaq Futuro caía 0,02%.

O dólar à vista caía 0,18%, cotado a R$ 5,408. O contrato de dólar futuro descia 0,15%, aos 5.426 pontos.

Na Ásia-Pacífico, os mercados subiram após a divulgação do PIB do Japão, com ações japonesas avançando 1,6%. As ações de Hong Kong caíram 1% devido a dados abaixo do esperado da China.

Mercados europeus também registraram alta em meio a esperanças sobre o encontro EUA-Rússia.

Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto as cotações do minério de ferro caem devido à fraca demanda por imóveis e baixa atividade de construção na China.

(Com Reuters)

Leia mais em infomoney