HOME FEEDBACK

Ibovespa Futuro sobe em compasso de espera por Powell em Jackson Hole

Ibovespa Futuro acompanha alta moderada no exterior e investidores aguardam discurso de Jerome Powell. Expectativa em torno da política monetária dos EUA e impasse político na cena nacional seguem em foco.

Ibovespa Futuro inicia a sexta-feira (22) em ligeira alta, subindo 0,14% e alcançando 136.315 pontos. O comportamento acompanha o mercado externo, em atenção ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no simpósio de Jackson Hole, que deverá indicar a política monetária dos EUA.

O discurso de Powell, agendado para as 11h, é esperado com expectativa, especialmente após críticas de Donald Trump, que levantaram preocupações sobre a independência do Fed.

Um aumento nos preços ao produtor dos EUA em julho fez com que as apostas de cortes de juros diminuíssem. Atualmente, o mercado precifica 66% de chances de redução de 25 pontos-base em setembro, em comparação a 85% há uma semana.

Representantes do Fed demonstram ceticismo em relação a cortes em setembro, apesar do enfraquecimento no mercado de trabalho.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da Reunião de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica, em Bogotá.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro sobe 0,27%, o S&P Futuro avança 0,19% e o Nasdaq Futuro tem alta de 0,15%. O dólar à vista cai 0,10%, cotado a R$ 5,472.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em alta, enquanto os europeus operam no vermelho, avaliando o acordo comercial entre a União Europeia e os EUA.

Os preços do petróleo estão em alta, interrompendo uma sequência de duas semanas de perdas, devido à redução nas esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia.

Por outro lado, as cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa pela segunda semana consecutiva, pressionadas pelo aumento na produção de aço, em meio a uma demanda lenta.

(Com Reuters)

Leia mais em infomoney