HOME FEEDBACK

Ibovespa marca nova pontuação recorde, em meio à novela do IOF e feriado nos EUA

Ibovespa atinge novo patamar histórico enquanto investidores observam desdobramentos sobre o IOF. Com feriado nos Estados Unidos, a liquidez foi impactada, mas ações de destaque como Vibra e Cemig tiveram forte valorização.

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,24% nesta sexta-feira, atingindo nova máxima histórica de 141.263 pontos. Esse número supera o recorde anterior de 140.928 pontos registrado no pregão de ontem.

Com os mercados dos EUA fechados devido ao feriado da Independência, a liquidez foi reduzida. Investidores acompanharam a disputa entre o governo e o Congresso sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu decretos do Executivo e Legislativo sobre o imposto.

Uma audiência de conciliação foi convocada para o dia 15 de julho, envolvendo representantes da Presidência, Senado, Câmara e Procuradoria-Geral da República.

Além disso, o presidente Donald Trump aproveitou o feriado para assinar seu projeto de lei orçamentário e enviar cartas a parceiros comerciais que ainda não acertaram acordos.

No índice, as ações da Vibra (VBBR3) lideraram os ganhos, com alta de 3%. A Cemig (CMIG4) e a B3 (B3SA3) também apresentaram valorização superior a 1%, refletindo o bom momento do mercado acionário no Brasil.

Leia mais em valorinveste