HOME FEEDBACK

Ibovespa passa por dia de ajuste após Copom e recua na contramão de NY

Ibovespa enfrenta queda devido a menor liquidez e vencimento de opções, enquanto indices americanos seguem em alta. Expectativas sobre a taxa Selic e o cenário externo seguem como influências no mercado nacional.

Retorno do feriado traz queda no Ibovespa

O Ibovespa inicia o dia em baixa, em contraste com os índices americanos, devido à menor liquidez nos mercados e ao vencimento de opções sobre ações.

As principais blue chips pesam sobre o índice, que é impactado por um suposto “ajuste” para alguns operadores. A possibilidade de nova alta da Selic é considerada baixa após o Banco Central sinalizar a interrupção do ciclo de aperto monetário.

Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou os juros para 15%, com um tom rigoroso.

Por volta das 10h30, o Ibovespa recuava 0,65%, a 137.818 pontos. Enquanto isso, o S&P 500 subia 0,37% e o Stoxx 600 avançava 0,91%.

Entre as blue chips, as ações da Vale caíam 0,98% e as units do Santander recuavam 1,03%. As ações PN da Petrobras subiam 0,18%.

No cenário externo, investidores aguardam atualizações sobre o conflito entre Israel e Irã. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, indicou que o presidente Donald Trump decidirá sobre um possível ataque ao Irã em até duas semanas.

Leia mais em valoreconomico