Ibovespa recua com pressão de Petrobras e cenário externo; dólar cai a R$ 5,64
Ibovespa é pressionado pela queda nas ações da Petrobras e preocupa-se com os desdobramentos da guerra comercial. Investidores aguardam decisões de juros tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, em meio a um cenário cauteloso.
Ibovespa (IBOV) recua nesta segunda-feira (5), pressionado principalmente pelas ações da Petrobras (PETR4). O índice cai 0,42%, atingindo 134.572 pontos.
A baixa é influenciada pelo recuo de 1,49% nas ações da Petrobras, decorrente da queda do petróleo no mercado internacional.
No último sábado (3), a OPEP+ decidiu aumentar a produção em 411.000 barris por dia em junho, o que preocupa os investidores sobre a demanda da commodity devido às tarifas impostas pelo presidente americano Donald Trump.
Trump mencionou a possibilidade de acordos comerciais com alguns países ainda esta semana, embora não tenha planos de falar com o presidente chinês, Xi Jinping, em breve. Ele permanece aberto a aliviar as tarifas sobre a China.
O dólar recua globalmente, com queda de 0,16% em relação ao real, cotado a R$ 5,64.
A atenção dos investidores está também voltada para a decisão de juros do Fed (Federal Reserve) na próxima quarta-feira (7). Espera-se que a taxa de juros permaneça inalterada entre 4,25% e 4,5% ao ano.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) também divulgará sua decisão na “Super Quarta”, com expectativa de alta de 0,5 ponto percentual na Selic, chegando a 14,75% ao ano, possivelmente a última do ciclo de alta.
Com informações da Bloomberg News.