Ibovespa sobe 0,03% e dólar vai a R$ 5,70 em dia de anúncio de tarifas de Trump
Enquanto o Ibovespa registra leve alta, o mercado externo sente os efeitos do anúncio de tarifas por Donald Trump, gerando instabilidade. A valorização de algumas ações brasileiras contrasta com a queda de índices acionários nos EUA após o discurso do presidente.
Ibovespa fecha em alta de 0,03% nesta terça-feira (1º), ao encerrar aos 131.190 pontos, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciava novas tarifas sobre produtos importados, incluindo 10% sobre o Brasil.
O dólar subiu 0,27% e fechou a R$ 5,70. A expectativa pelo anúncio das tarifas dominou o dia, com foco nas palavras de Trump a partir das 17h (horário de Brasília).
No mercado brasileiro, houve movimentações independentes: as ações da Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3) valorizam 15,84%, enquanto as da Gafisa (GFSA3) caíram 17,65%.
No exterior, as bolsas reagiram negativamente após o anúncio das tarifas, que incluem 20% sobre a União Europeia, 24% sobre o Japão e 34% sobre a China. Trump declarou uma tarifa mínima de 10% sobre todas as exportações para os EUA, com efeitos maiores em países com desequilíbrios comerciais.
Os investidores estão preocupados com os efeitos na economia dos EUA e a possibilidade de uma guerra comercial, temendo que isso exija cortes adicionais nas taxas de juros do Federal Reserve.
Com informações da Bloomberg News.