Ibovespa sobe com cessar-fogo no Oriente Médio e ata do Copom; Petrobras cai 2%
Ibovespa avança com otimismo após cessar-fogo no Oriente Médio e saldo da ata do Copom. Dólar e ações da Petrobras apresentam quedas, enquanto o petróleo global ressalta a instabilidade do mercado.
Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,45% nesta terça-feira (24), alcançando 137.164 pontos. O otimismo foi impulsionado pelo cessar-fogo no Oriente Médio e pela ata do Copom, que sugere possíveis novas altas da Selic.
O dólar (USDBRL) subiu 0,29%, fechando a R$ 5,52. O preço do petróleo caiu globalmente, impactando as ações da Petrobras (PETR4), que recuaram 1,97%.
A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) destaca que os efeitos da Selic mais alta ainda estão por vir, e o Banco Central fará uma pausa em seus aumentos para avaliar a inflação, que ultrapassa a meta de 3%.
No cenário internacional, a desescalada do conflito entre Israel e Irã e comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre cortes nas taxas de juros dos EUA geraram otimismo. Wall Street teve altas superiores a 1%.
Powell declarou que, se as pressões inflacionárias se mantiverem controladas, os cortes nas taxas podem ser considerados, porém não há pressa devido à força da economia.
Os mercados mostram sinais de alívio, com a redução das tensões no Oriente Médio proporcionando um respiro necessário e menos volatilidade, segundo Haris Khurshid, da Karobaar Capital.
Leia também: Câmbio e fiscal devem levar BC a cortar juros, diz economista do JPMorgan.
Fonte: Bloomberg News