Ibovespa sobe e dólar opera estável com investidores de olho em prisão de Bolsonaro
Mercados reagem à prisão de Bolsonaro e às tarifas dos EUA, com o Ibovespa subindo 0,78% enquanto dólar apresenta leve queda. Análise do Banco Central destaca incertezas nas negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (5), com valorização de 0,78%, atingindo 134.010 pontos às 11h.
O dólar apresenta leve queda de 0,04%, cotado a R$ 5,50.
Os investidores estão atentos à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e suas implicações comerciais. A prisão ocorreu após Bolsonaro desrespeitar medidas que restringiam seu uso das redes sociais.
Bolsonaro se comunicou com manifestantes durante atos no último domingo (3), e a comunicação foi compartilhada por seu filho, Flávio Bolsonaro, nas redes sociais. A postagem foi removida rapidamente.
A prisão pode dificultar relações comerciais entre Estados Unidos e Brasil, especialmente com as sanções de Trump, que as atribui a uma suposta perseguição judicial a Bolsonaro.
Tarifas de 50% sobre exportações brasileiras devem ser aplicadas a partir de quarta-feira (6), após anúncio de exceções na semana passada.
O Banco Central mencionou o tema em sua ata da última reunião do Copom, expressando incertezas sobre as perspectivas globais e a necessidade de cautela nas políticas monetárias.
Nos EUA, os investidores mostram otimismo com dados fracos do mercado de trabalho que poderiam induzir o Federal Reserve a cortar juros antes do previsto. Entretanto, a divisão nas bolsas se deve ao comentário de Trump sobre novas tarifas em chips e produtos farmacêuticos.
A bolsa S&P 500 registra queda de 0,11%, enquanto Nasdaq avança 0,11% e Dow Jones recua 0,22%.