HOME FEEDBACK

Ibovespa: temor em “dose dupla” de escalada de tarifas faz índice cair mais de 1%

Ibovespa enfrenta queda acentuada, puxado pelas ações da Petrobras e pela instabilidade política envolvendo Jair Bolsonaro. O mercado reage com cautela às tensões comerciais entre os EUA e a União Europeia, além das incertezas políticas no Brasil.

Ibovespa ampliava perdas nesta tarde, influenciado pela queda das ações da Petrobras e pela piora dos índices em Nova York.

A situação se agrava com a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e temores externos sobre tarifas mais altas na União Europeia.

Dúvidas giram em torno de uma possível reação do presidente dos EUA, Donald Trump, que pode intensificar tarifas contra o Brasil. A analista Bruna Sene destacou que a carta de taxação de 50% mencionou a “perseguição” ao ex-presidente.

Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras restrições, conforme decisão do STF.

O presidente da Primeira Turma do STF, Cristiano Zanin, convocou uma sessão para decidir sobre as medidas cautelares contra Bolsonaro.

A tensão aumenta com a presença de Donald Trump nesse contexto. O economista Étore Sanchez indicou que isso eleva a cautela dos investidores.

No exterior, a Wall Street também enfrentou pioras, com Trump pressionando por tarifas mínimas em acordos com a União Europeia e mantendo taxas sobre o setor automotivo.

Destaques do Ibovespa: (com Reuters)

Leia mais em infomoney