HOME FEEDBACK

ICMBio realiza “queima prescrita” em Brasília; entenda procedimento

Queima prescrita é realizada para prevenir incêndios florestais no Parque Nacional de Brasília. A ação, que ocorreu sob rigoroso controle, visa reduzir a vegetação inflamável e garantir a proteção ambiental durante a estação seca.

ICMBio realiza queima prescrita no Parque Nacional de Brasília

No dia 11 de março de 2025, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) conduziu uma queima prescrita no Parque Nacional de Brasília.

Essa ação é parte da estratégia anual de prevenção a incêndios florestais, executada durante o período chuvoso, quando a vegetação permanece úmida.

Moradores da asa norte notaram fumaça e cheiro de queimado no início da noite. O Corpo de Bombeiros do DF informou que a fumaça originou de focos de incêndio dispersos em regiões como São Sebastião, Santa Maria, Lago Norte e Sudoeste, além da ação do ICMBio.

A operação começou por volta das 12h e estava programada para terminar à noite.

O ICMBio ressaltou que a queima realiza a redução de material inflamável, diminuindo os riscos de incêndios severos na estação seca. “Esse fogo é feito para reduzir a quantidade de combustível...”, explicou o órgão.

A ação foi monitorada por equipes técnicas e brigadistas, utilizando equipamentos específicos para garantir o controle das áreas afetadas.

O procedimento segue a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, regulamentada por lei.

O coordenador destacou a diferença entre queima prescrita e incêndios florestais: “A queima é um fogo controlado, o incêndio é descontrolado...”.

Leia mais em poder360