Ida de Marina ao Senado termina em bate-boca generalizado; assista
Ministra Marina Silva e senador Marcos Rogério trocam ofensas durante audiência sobre a BR 319. Tensão aumenta com declarações polêmicas e gritos de protesto de outros parlamentares.
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, Marcos Rogério (PL-RO), tiveram um embate acalorado durante audiência pública em 27 de maio de 2025.
A discussão começou com questionamentos do senador Omar Aziz (PSD-AM) sobre a construção da estrada BR 319. Marina e Aziz trocaram farpas, paralisando a reunião por vários minutos.
Marcos Rogério relutou em conceder direito de resposta à ministra e disse, “agora é sexismo, ministra? Me respeite, ministra. Se ponha no teu lugar”.
A sessão virou uma gritaria generalizada, com a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) defendendo a ministra: “Que desrespeito é esse com a ministra?”
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) também se manifestou, afirmando que “a mulher merece respeito, a ministra, não” e separando o respeito devido à mulher e à ministra.
Após a declaração, Marina Silva se retirou da audiência, destacando: “Eu fui convidada como ministra, tem que me respeitar, ou eu me retiro.”