HOME FEEDBACK

Igreja deve ser “fermento de unidade” em tempos de ódio, diz Leão 14

Papa Leão 14 inicia seu pontificado com mensagem de amor e unidade, destacando a importância de servir a comunidade. A cerimônia contou com a presença de milhares de fiéis e líderes mundiais.

Papa Leão 14 inaugurou seu pontificado em 18 de maio de 2025, exalando o espírito missionário da Igreja Católica.

Durante a homilia, enfatizou que amor e unidade são as dimensões centrais de sua missão, herdada de São Pedro. O papa ressaltou que o ministério de Pedro é caracterizado pela caridade de Cristo, e que a conquista não deve ser feita por opressão ou poder, mas através do amor.

Leão 14 também enfatizou o papel de servir os fiéis, evitando ser um líder solitário. Ele reconheceu a tristeza pela morte do seu antecessor, Francisco, e citou Santo Agostinho, explicando que a Igreja é formada por aqueles que amam seus irmãos.

O papa expressou seu desejo de que a Igreja seja um corpo de unidade, especialmente em tempos de discórdia e preconceito. Ele deseja ser “um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade”.

Leão 14 recebeu os símbolos do papado: o pálio de lã de cordeiro e o anéis de sinete de ouro. Esta missa teve a presença de cerca de 250 mil fiéis e autoridades de diversos países, incluindo vice-presidentes e presidentes.

O novo papa, escolhido em um conclave rápido de menos de 26 horas, é o 1º papa dos Estados Unidos.

Leia mais em poder360