Igreja tem novo papa; fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina após 4ª votação
O novo papa é escolhido após 16 dias da morte de Francisco, com a fumaça branca indicando o consenso entre os cardeais. O anúncio oficial do nome do 267º pontífice será feito em breve na Praça São Pedro.
A Igreja Católica tem um novo papa! Após 16 dias da morte de Francisco, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (18h08 em Roma) nesta quinta-feira (8).
A fumaça branca indica que os 133 cardeais reunidos para o conclave alcançaram a maioria necessária de votos. O nome do novo líder da Igreja será anunciado em breve.
Este evento surpreendeu, pois, desde 1903, apenas Pio 12 foi escolhido no segundo dia da votação. Recentemente, Bento 16 e Francisco foram eleitos na quarta e na quinta votação, respectivamente.
Após a fumaça, o cardeal eleito experimenta as vestes papais. O cardeal Dominique Mamberti, 73, o protodiácono, fará o anúncio em latim: "Habemus Papam". Ele também revelará o nome do novo pontífice.
O último tempo entre a fumaça e o anúncio foi de duas horas e 43 minutos para Bento 16 e uma hora e 6 minutos para Francisco.
O conclave moderno, que se assemelha ao atual formatado desde o século 13, foi alterado com o passar do tempo. Antes, os reis católicos tinham direito de veto até 1914. O último veto ocorreu em 1903, quando a Áustria barrou o nome do cardeal Mariano Rampolla.
Destes cardeais, sete são brasileiros: Paulo Cezar Costa (57), Jaime Spengler (64), Sérgio da Rocha (65), Leonardo Steiner (74), Orani Tempesta (74) e João Braz de Aviz (78). Dom Raymundo Damasceno Assis (88) não pôde votar por ter mais de 80 anos.