HOME FEEDBACK

IIF prevê pequena recessão nos EUA no segundo semestre de 2025

Relatório do IIF prevê recessão leve nos EUA em 2025, com queda do crescimento e aumento da inflação. Apesar disso, o Federal Reserve deve iniciar cortes nas taxas de juros ainda em 2023.

Instituto de Finanças Internacionais (IIF) atualiza sua linha de base, prevendo recessão superficial nos EUA no segundo semestre de 2025.

O relatório, divulgado em 21 de outubro, indica crescimento negativo nos terceiro e quarto trimestres, com médias anuais de 1,4% para 2025 e 0,8% para 2026.

O IIF ressalta que, apesar dos dados até o início de 2025 refletirem força residual, sinais de mudança estão aparecendo:

  • Sentimento do consumidor deteriorado
  • Volatilidade na comunicação das políticas

A nova estrutura tarifária deve elevar a inflação PCE para 4,6% até o final do ano, segundo o instituto.

Apesar disso, a previsão é de que o Federal Reserve comece a reduzir taxas de juros após a reunião de julho, com três cortes de 25 pontos-base no segundo semestre de 2023 e outros três em 2026.

Indicadores futuros de criação de empregos estão diminuindo. Embora não haja sinais alarmantes, a demanda de mão de obra está perdendo força, especialmente em setores ciclicamente expostos. O impacto do aperto das políticas e das tarifas deve se intensificar.

Leia mais em infomoney