HOME FEEDBACK

Iluminismo sombrio molda visão política de Trump e aliados

A ascensão das ideias de Curtis Yarvin e Nick Land revela a influência de uma nova geração de pensadores que defendem a substituição da democracia por sistemas autocráticos. Este movimento, conhecido como neorreação, ganha força entre figuras da extrema direita e ressoa com os ideais do governo Trump.

Influência de Curtis Yarvin e Nick Land sobre o governo Trump

Um dos principais influenciadores do governo Trump é Curtis Yarvin, um engenheiro que defende que a democracia nos EUA está em crise e propõe um governo monárquico ou CEO. Juntamente com Nick Land, ex-acadêmico britânico, eles compõem as "eminências gêmeas" do movimento online conhecido como neorreação.

Nos anos 1990, Land era um jovem professor carismático, conhecido por sua adesão ao capitalismo radical. Com o tempo, sua visão evoluiu para um sino-capitalismo que exalta a modernização e a inovação. Em 2011, lançou "Fanged Noumena", que solidificou suas teorias na extrema direita dos EUA.

Durante a presidência de Trump, Land elogiou modelos de governo competente da China e apontou a homogeneidade étnica como um fator para a falta de "terror social". Ele e Yarvin acreditam que um Estado eficiente deve operar como uma empresa, onde os "clientes" podem mudar livremente, mas não têm direitos.

Influenciado por Peter Thiel, Land preconiza uma "reinicialização radical" do Ocidente, propondo o desmantelamento da democracia e uma redução significativa do governo. Sua visão se alinha com a ideia de desconstrução do Estado administrativo, defendida por Steve Bannon.

No recente contato, Land afirmou que concorda com a ação de Elon Musk e o Departamento de Eficiência Governamental em dissolver agências federais, reafirmando sua posição sobre a reconstrução ideológica do Estado.

Leia mais em folha