Imigração de brasileiros não é problema, diz presidenciável português
Henrique Gouveia e Melo defende a imigração de brasileiros, destacando a importância da integração. Enquanto isso, debate sobre restrições à imigração inicia-se na Assembleia da República, alinhado com o governo e o partido Chega.
Henrique Gouveia e Melo, candidato independente à Presidência de Portugal, afirmou que “não há problema” com a imigração de brasileiros, destacando que “a cultura é a mesma”.
As declarações ocorreram após a sua participação no 13º Fórum de Lisboa, onde debatedores incluíram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Nesta sexta-feira, (4.jul), a Assembleia da República inicia o debate sobre um pacote de medidas para restringir a imigração, proposto pelo governo de Luís Montenegro (PSD).
O pacote se alinha ao programa do partido Chega, que assiste crescimento no Parlamento. Propostas incluem:
- Exigência de mais anos de residência para obter nacionalidade;
- Endurecimento do reagrupamento familiar;
- Criação de polícia para combater imigração irregular.
Gouveia e Melo afirmou que a imigração em Portugal “está descontrolada”, mas pediu cautela para evitar a criação de “anticorpos” contra imigrantes.
Ele citou estudos sociológicos que indicam resistência em sociedades com mais de 15% da população composta por imigrantes, reforçando que a integração é crucial.
O Fórum de Lisboa é uma tradição com o tema “O mundo em transformação – Direito, democracia e sustentabilidade na era inteligente”.
Leia mais sobre o evento no Poder360.